VOLTA NO URUGUAI
Quando ouvimos falar no Uruguai de imediato lembramo-nos de Montevidéu e dos balneários, em especial Punta Del Este, com suas mansões luxuosas e cassinos.
Descobrimos que o interior do Uruguai possui um encanto singular, como se a máquina do tempo tivesse preservado suas cidades e vilarejos para proporcionar tranqüilidade e bem-estar às pessoas.
As estradas são calmas, bem cuidadas, nelas ainda circulam caminhonetes com carroceria de madeira, algumas aos pedaços e continuam firmes, na estrada, prestando serviços.
De vez em quando cruzamos por pontes tão estreitas, onde só passava um veículo de cada vez. Paravam e davam a preferência para aquele grupo estranho – com vestimentas esquisitas, sobre motos pesadas parecendo vir de outro planeta – sem que precisássemos sinalizar e quando ao lado deles passávamos, bem humorados e tranqüilos, nos cumprimentavam calorosa e simpaticamente.
Foram pouco mais de 4.200 km rodados, de 25 de março a 08 de abril de 2005.
Os preparativos:
Em julho de 2004 voltamos a participar das viagens mensais, que tinham como objetivo manter o grupo unido e todos em forma (pilotos, garupas e motos). Nessa viagem já se pensava em alternativas para a viagem longa do ano, no início de 2005. Várias sugestões e a maioria (incluindo garupas) defendia uma viagem mais suave, com predomínio turístico sobre a aventura. E foi assim que aconteceu a escolha pelo Uruguai.
Por que o Uruguai?
Uma tarde de sábado, todos na casa do Marco e da Grace para escolher a viagem de 2005. Parecíamos crianças ou candidatos a uma cadeira na câmara ou senado. Havia duas sugestões, Brasília ou Uruguai. Houve tentativa de suborno, aliciamento e votação secreta, com campanha acirrada durante a votação. Ganhou Uruguai, devido às condições precárias das estradas brasileiras e à vontade das mulheres em curtirem o litoral, em especial o famoso balneário de Punta Del Este, além da curta distância e facilidade da língua.
Assim surgiu a “Volta no Uruguai” uma viagem com pretensões de conhecer mais um vizinho repleto de belezas naturais, culturais e históricas.
Roteiro Uruguai: