Paraguai / Argentina 2011 – Introdução

 

JOTA & TANA NOVAMENTE NA ESTRADA!!!

 

Depois do susto na última viagem longa (Puerto Natales 2009/2010) quando sofremos um acidente na Argentina a 250 km da aduana brasileira, em fim de viagem, ficamos nos recuperando fisicamente e sem motocicleta até maio/2010.

Quando finalmente chegou nossa nova moto – La Mama Killa – o Jota já estava trabalhando lá para os lados do norte e nordeste do Brasil e rodamos muito pouco. Basta dizer que Mama Killa foi tirada da loja em maio/2010 e agora em março/2011 está com apenas 1.500 km rodados.

Assim, devido ao baixo número anual de “horas-bunda” sobre duas rodas, resolvemos fazer uma viagem mais curta e “light” (5.400 km em 16 dias) realizando mototurismo puro em algumas cidades interessantes, sendo que por algumas delas já passamos, mas devido a ser alta temporada (muitos turistas, falta de hotéis, etc.) foi impossível conhecê-las como mereciam.

Estamos partindo então rumo a San Bernardino (margens do Lago Ypacaraí) e Asunción no Paraguai e Salta, Cafayate e Villa Carlos Paz na “madre” Argentina.

San Bernardino foi uma dica de nossos amigos motociclistas Carlão e Simone, que perto de lá estiveram bem recente. É famoso balneário dos paraguaios, distante 50 km de Assunção e enaltecido como no trecho cantado de uma das mais conhecidas “guaranias” … recuerdos de Ypacaraí, junto ao lago azul, ouvindo melodias em guarani...  Em Asunción mataremos a “saudade” do caos e transtornos de toda metrópole.

Em Salta – “A Linda” – um dos destinos mais populares do norte da Argentina, visitaremos adegas, estâncias, muito folclore e o nosso objetivo maior, embarcar no “tren de las nubes”, que sobe acima de 4.000 m sobre o nível do mar, ligando Salta a La Polvorilla em um trajeto superior a 200 km, atravessando pontes, túneis e ziguezagues de tirarem o fôlego, como disseram nossos amigos que por lá já estiveram.

Em Cafayate visitaremos muitas bodegas, degustaremos os vinhos “salteños”, faremos boas caminhadas pelas pequenas montanhas de areia e também visitaremos casas de “artesania” e o museu do vinho.

Na Villa Carlos Paz, além de namorar às margens do lindo lago San Roque, percorreremos a serra de El Condorito e o Camino Altas Cumbres, onde subiremos acima de 2.000 m de altitude, com muitas curvas e paisagem fantástica.

 

“…deixamos para trás, ao partir, parentes e amigos que gostariam de nos abraçar na volta. Assim, nesta viagem curtiremos a vida sem namorar a morte. Lembraremos que o importante não é passar voando por tantas maravilhas e sim chegar inteiros e voltar inteiros! Que Deus nos proteja e que voltemos para contar o que vimos e vivemos após abraçar os que ficaram na espera. Até a volta!”

(adaptado de uma oração do Gabriel, amigo querido do SAI DA FRENTE MOTO CLUBE)

 

Roteiro Paraguai / Argentina: