20º dia: sexta-feira, 06 de março de 2003: Bahia Blanca-AR a Mercedes-AR = 611,6 km rodados em 8 horas (média de 76,45 km/h)
Percurso: Bahia Blanca/Pigué/Daireux/9 de Julio/Chivilcoy/Mercedes
Estávamos nos preparando para sair de Bahia Blanca, às 07h30min, quando descobrimos que a nossa Virago tinha perdido os dois parafusos que sustentam os amortecedores traseiros, que poderiam ter se soltado e nós, mais uma vez, descobrimos nossos anjos da guarda grudados em nós! Poderíamos ter sofrido um acidente grave.
Impossível continuar. Ficamos aguardando a concessionária abrir (às 09h) e consertamos nossa moto, parafusos recuperados e velocímetro religado.
Como o Marco descobriu seu escape trincado e estava sofrendo com o pneu quadrado (de carro), também aproveitou e consertou o escape e o suporte da placa, além de trocar novamente o pneu traseiro.
Enquanto esperávamos viramos atração turística na rua. Um grupo de velhinhos achou que éramos policiais, colocaram cadeiras na calçada e ficaram nos observando e puxando papo. Estranharam minha presença no meio dos marmanjos e eu, pacientemente, tentei explicar que o grandão era meu esposo e nós éramos turistas brasileiros, vindos de Ushuaia, o que os deixou mais admirados.
Finalmente saímos às 11h15min. Na estrada avistamos um belíssimo “campo de girassóis”, paramos, entramos no campo e registramos nossa passagem por lá.
Corremos muito, para recuperar o atraso, sempre com a desculpa de chegar de dia porque o Moreira não pode ficar na estrada à noite. Santo Moreira (quase...)!
Chegamos a Mercedes com um belo pôr-de-sol e uma revoada de andorinhas.
Encontramos uma cidade repleta de bicicletas e motonetas, tumultuando um pouco a nossa chegada, porque ficaram curiosos com o grupo de motociclistas sujos e mal cheirosos, e nos rodeavam, a ponto de “quase” batermos em alguns deles.
Instalamos-nos no hotel Mercedes. Por fora bonito, por dentro, bem, destoava da bela construção que leva o nome da cidade.
Jantamos no próprio hotel e programamos a chegada ao Brasil (parece mentira) por Uruguaiana.
Música: A Million Little Pieces – Placebo