17º dia: segunda-feira, 03 de março de 2003: Rio Gallegos-AR a Comodoro Rivadávia-AR = 818,4 km rodados em 12 horas (média de 68,2 km/h)
Percurso: Rio Gallegos/Coronel Piedra Buena/San Sebastian/Tres Cerros/Caleta Olivia/Comodoro Rivadávia
Acordamos cedo, pois o combinado era sairmos o quanto antes, para completarmos a quilometragem de mais de 800 km. Amanheceu chuvoso e gelado.
Passamos por alguns traumáticos desvios com rípio fofo, além de rajadas fortíssimas que teimavam em mostrar sua força e jogar nossas motos de uma pista a outra, até Fitzroy e Caleta Olívia.
O trecho final entre Caleta Olívia e Comodoro Rivadávia é belíssimo, à beira mar e com fortes emoções. Como o Jota não pilota à noite, ele e o Carlão “voaram baixo” na estrada lisa e eu mal podia namorar o mar. Que delícia, voltar a sentir o asfalto, o vento e a velocidade, até energético voltamos a encontrar nas lanchonetes dos postos de combustível.
Comodoro Rivadávia é a cidade mais populosa da província de Chubut (ainda na Patagônia) e desenvolveu-se em torno da extração de petróleo. É uma cidade rica, desértica, com grandes montanhas de areia branca e falésias gigantes, contrastando com o azul do oceano Atlântico e inúmeros cavalos mecânicos de prospecção de petróleo, lembrando a todos que passam por ali, os filmes de faroeste.
Música: A Million Little Pieces – Placebo