6º dia: quinta-feira, 20 de fevereiro de 2003, de San Antonio do Oeste-AR a Trelew-AR = 335 km rodados em 6 horas (média de 55,83 km/h)
Percurso: San Antonio do Oeste/Sierra Grande/Puerto Madryn/Trelew
Saída às 8h30min. Céu azul maravilhoso, mas muito frio. Depois foi esquentando. Tínhamos pouco mais de 300 km para percorrer até Trelew, onde fica a pingüineira, nossa primeira parada turística. Estávamos na Província de Chubut, já na Patagônia.
O nome Patagônia tem como padrinhos, em seu batismo, os colonizadores que por lá passaram e viram os nativos com seus grandes pés (pata gones), que eram botas espessas, feitas de pele de cordeiro, para aquecer os pés.
A Patagônia é uma das mais belas regiões do planeta e compreende uma imensa área ao sul do continente americano, estendendo-se por parte dos territórios da Argentina e do Chile.
Da estrada se avistava a bela Puerto Madryn, de onde se faz passeios para ver as baleias e lobos marinhos. Deveríamos ter chegado no dia anterior, segundo a programação original, para passar um dia nesta bela cidade. Que pena, ficará para o retorno.
A paisagem está cada vez mais seca e árida. Passamos por duas pontes sobre rios secos (de degelo) e fizemos muitas paradas para fotos. A topografia desta região é muito diferente de tudo que conhecemos, parece que mudamos de planeta. O céu azul-celeste, contrastando com o oceano atlântico azul anil e o deserto cinza. Uau, que sensação!
Finalmente chegamos a Trelew às 15h. Parada no Hotel Centenário. Por fora bom, o interior decadente. O elevador só abria a porta em alguns andares. Curiosidade: neste hotel todos os empregados são homens, inclusive os da limpeza e cozinha. Um desastre e que contraste com o hotel em Colônia Del Sacramento, cuidado somente por mulheres, impecável.
Aproveitamos e trocamos o óleo da moto e endireitamos o suporte do acionamento do freio traseiro, resultado da queda de ontem.
Música: A Million Little Pieces – Placebo