Dia a Dia – Puerto Natales 2009/10


22° Dia – 16/01/2010 – Sábado: Villa Unión-AR a Devoto-AR = 763,0 km

Percurso: Villa Unión /Pagancillo / Paganzo / Pátquia /Chamical / Chanar /Serrezuela /Cruz Del Eje /La Falda /Cosquin /San Roque /Córdoba /Rio Primero /Arroyito /La Francia /Devoto

Despedimo-nos do último percurso de deserto, em solo riojano, sentindo o cheiro dos parreirais e das oliveiras e junto com o pó e com a umidade ZERO ficaram a secura dos olhos, da boca e o sangue que insistia em sair do nosso nariz.

Entramos no mundo urbano pela província de Córdoba e na beira da estrada encontramos corredores de barracas parecidas com as vendas de frutas, tão comuns nas estradas brasileiras, vendendo aceite de oliva e azeitonas.

Começamos a sentir o cheiro de escape, o trânsito agitado, as cansativas filas e muitos veículos de passeio, caminhões e ônibus, nos dois sentidos da estrada.

As extensas plantações de milho, trigo e soja foram substituídas por cidades encostadas umas nas outras a partir de Cosquin. Nossa intenção era ficar em Villa Carlos Paz, um dos balneários mais procurados na província de Córdoba. Após algumas angustiantes procuras, no meio do trânsito caótico e temperatura de 40 graus C, desistimos e resolver avançar até encontrar um hotel confortável.

A polícia camiñera estava trabalhando e autuando carros em vários os pontos de fiscalização e nas proximidades dos balneários, revistando e segurando os carros intransitáveis. Fomos parados duas ou três vezes, apenas para mostrar documentos.

Entramos na cidade de Córdoba pela autopista. Que alívio, mas apenas para os poucos viajantes que seguiam rumo à capital. Àqueles que viajavam no sentido balneário as filas eram intermináveis. Parecia que estávamos na BR 116, entrando em São Paulo e pensar que o irmão da Tana é urbano, vive em São Paulo e adora aquela cidade.

Na estação de pedágio descobrimos que a mordomia de passar pelo canto direito tinha acabado e por sorte um motorista nos deixou entrar na fila na frente de seu carro.

Um barulho ensurdecedor! Os motoristas, no sentido contrário, ansiosos e irritados buzinavam sem parar, gesticulavam agressivamente e xingavam o congestionamento que eles também estavam formando.

Entramos em Córdoba, em torno de 13h, com pouco movimento de carros e de coletivos. Ficamos sensibilizados pelo povo que formava filas enormes, aguardando os coletivos, com os rostos vermelhos, suados e se abanando, sob o sol escaldante.

Pouco depois de Córdoba, em um posto YPF, o Jota descobriu que havia bons hotéis em Arroyito e Devoto. Decidimos por Devoto, há 20 km de São Francisco, restando pouco mais de 1.800 km para chegarmos a nosso objetivo final: nossa cidade, casa, família, amigos e animais de estimação.

Feliz retorno ao mundo urbano!

Hasta mañana, amigos!

DADOS TÉCNICOS:


TEMPOS : EM MOVIMENTO 7h5min20seg PARADO 1h57min50seg; TOTAL 9h3min10seg.

VELOCIDADES: MÉDIA EM MOVIMENTO 107,6 km/h; MÉDIA TOTAL 84,3 km/h.

DISTÂNCIAS: DO DIA 763,0 km; ACUMULADA 9.669,4 km.

CONSUMO: DO DIA 13,52 km/l; ACUMULADO 12,75 km/l; Valores → 9.612,4 km / 753,62 l.

Música: Back in the High Life Again – Steve Winwood