16° Dia – 10/01/2010 – Domingo: de Puerto San Julian-AR a Puerto Madryn-AR = 875,1 km
Percurso: Puerto San Julian /Tres Cerros /Fitz Roy /Caleta Olivia /Comodoro Rivadavia / Pico de Salamanca /Guarayalde /Uzcudún /Trelew /Puerto Madryn
Domingo, 7h! Dia e horário de descanso para os seres normais e nós já estamos na estrada, após uma noite bem dormida (há controvérsias) e gelada (desligamos o aquecedor à tarde e esquecemos de pedir que ligassem à noite, brrr...).
Na Ruta 3, somente nós e os guanacos, vez ou outra cruzávamos com pequenos grupos de moto, provavelmente rumo a Ushuaia. “Eta” bicho grilo este tal motociclista, até caminhoneiro levanta mais tarde no domingo...
Despedimo-nos dos três tipos de guanacos, segundo a classificação popular: as famílias (grupos maiores com adultos e filhotes); os solteiros, aspirantes a macho alfa (pequenos grupos de machos adolescentes e adultos) e os vagabundos (solitários) que logo procuram reunir-se em grupo para não ficarem vulneráveis.
A partir de Três Cerros, a estrada lisinha foi substituída por longos trechos de valetas, remendos e buracos até Garayalde.
A vegetação já está colorida, com tons de verde e amarelo e as planícies estão sendo substituídas por pequenos morros, até pequenas serras, sinuosas, subimos e descemos.
Quanto aos ventos patagônicos, hoje a maior parte dos quase 900 km rodados foram tranqüilos, com fortes rajadas, que nos pegavam de surpresa, em alguns trechos e nossa Bela, suportando aproximadamente 400 kg, ziguezagueava bem no centro da pista, porque não sabíamos de que lado viria o bofetão.
As roupas quentes, empoeiradas e encardidas, serão guardadas e já estamos utilizando os trajes de verão para as novas fotos.
E por que decidimos juntar dois dias de viagem em um?
Porque a viagem está rendendo bem, conforme temos demonstrado nos dados técnicos, optamos por não parar mais uma vez em Comodoro Rivadávia (seria a quarta vez) e decidimos incluir em nossa programação, um passeio à Península Valdez.
Por hoje é só! Chegamos às 16h30, estamos hospedados no hotel Península Valdez, no único apartamento disponível, horrível (rsrs), de frente para o mar, em uma das praias mais belas e badaladas da Patagônia Argentina. As fotos da praia foram tiradas da janela do nosso apartamento. Vista belíssima.
Por hoje é só! O casal de “milodons” está precisando descansar, porque a variação de temperatura baixou a resistência da dupla.
Mañana volvemos, listos.
DADOS TÉCNICOS:
TEMPOS : EM MOVIMENTO 7h24min25seg; PARADO 2h8min3seg; TOTAL 9h32min28seg.
VELOCIDADES: MÉDIA EM MOVIMENTO 118,2 km/h; MÉDIA TOTAL 91,7 km/h.
DISTÂNCIAS: DO DIA 875,1 km; ACUMULADA 6.987,9 km.
CONSUMO: DO DIA 13,36 km/l; ACUMULADO 12,53 km/l; Valores → 6.987,9km / 557,71 l.
Música: Back in the High Life Again – Steve Winwood