Dia a Dia – Puerto Natales 2009/10


12° Dia – 06/01/2010 – Quarta-feira: em Puerto Natales-CL

Hoje tínhamos planejado fazer hoje o passeio até aos glaciares Balmaceda e Serrano. Como o acesso ao mesmo é de barco, analisamos que ficar mais ou menos quatro horas, sacudindo e sentindo frio, dentro do barco, e, principalmente, pelo fato de que vamos visitar o Glaciar Perito Moreno, daqui a dois dias, desistimos desta visita.

Assim optamos por passar o dia caminhando por Puerto Natales, pequena e simpática cidade turística às margens do Seno Última Esperanza, com seus inúmeros hotéis, hostals, refúgios, lodges, artesanias, restaurantes, cafés e lojas de roupas e equipamentos de aventura, acessíveis a todos os gostos e poder
aquisitivo, além de observar o intenso movimento de vai e vem dos turistas e mochileiros.
Na avenida litorânea o vento intenso é mais forte e úmido e passa uma sensação térmica de uns 2 a 4 graus C e quando adentramos para o centro o vento diminui e a caminhada fica bem mais agradável.

Fomos até a aduana do porto, pedir informações sobre a greve dos aduaneiros chilenos que está em andamento (El Paro), pois amanhã já vamos nos despedir do Chile. Para nosso alívio nos informaram que turistas não sofrerão restrições.

Fizemos algumas compras e aproveitamos para fotografar algumas construções pitorescas, ruas, o Milodon na entrada da cidade, o famoso píer antigo e pioneiro (1910), flores típicas e as árvores da praça com uma constituição bem diferente do que estamos acostumados a ver.

Em nossas caminhadas pela cidade descobrimos que Puerto Natales é a capital da provincia de Última Esperanza, assim batizada pelo navegante Juan Ladrillero (1557), em uma de suas viagens, como sua última esperança de encontrar o Estrecho de Magallanes, desde o norte ao sul. Somente após três séculos (1830) de sua descoberta, a expedição británica de “la fragata Beagle”, explorou esta região descoberta por Ladrillero. Integrava esta expedição o naturalista Charles Darwin
.
Final de tarde no hotel para preparar a bagagem e novamente encarar a estrada e o “chato” do Eolo assoprado.

Hasta luego!

Música: Back in the High Life Again – Steve Winwood