8° Dia – 02/01/2010 – Sábado: de Trelew-AR a Comodoro Rivadávia-AR = 374,1 km
Percurso: Trelew /Uzcudún /Garayalde /Pico de Salamanca /Comodoro Rivadávia
Saímos às 7h10min, após alguns goles de café e media luna. Ainda em Trelew estava frio e ventava muito. Acreditamos que Eolo, o deus dos ventos, amanheceu de “bumbum descoberto”, o que deve tê-lo deixado furioso e mal humorado o dia todo.
Hoje nossa Bela da Estrada e seu piloto, Ursão, tiveram que conjugar estabilidade, ciclística, autonomia, habilidade e destreza. Pegamos rajadas de vento lateral de uns 60 km e era muito, mas muito forte. Nossa Bela deslizava de uma pista a outra como se estivesse escorregando e tínhamos que concentrar esforços em nossos pescoços, braços e pernas, porque qualquer relaxada parecia que partes nossas seriam arrancadas.
Sabem aqueles brinquedos grandes nos parques de diversão, que sacodem as pessoas, por alguns minutos e elas saem tontas? Pois é, ficamos assim em um trecho de 374 km e durante longas 3h30min.
Como se não bastasse, 200 km após Trelew, entramos em um posto YPF e fomos surpreendidos com a informação: “nafta só daqui a 160 km” e o Jota: somente em Comodoro Rivadávia? Si, responde tranquilamente o atendente.
Bom, fazer o quê? Vamos encarar as rajadas e correr o risco de ficar na estrada, pois nossa Bela está beberrona. Baixamos a velocidade para 90 – 100 km/h e assim percorremos a Ruta 3, com seu vento característico, durante os 160 km restantes. Conseguimos chegar até a entrada da cidade com só 0,5 l de gasolina no tanque. O Jota olhou para mim e calmamente falou: teoricamente dava para rodar mais uns 5 km. Eu, hein? Nem pensar.
Hoje completamos 1/3 da quilometragem programada e já estamos com os nossos corpos acostumados ao banco apertadinho, solavancos, frio e vento.
Chegamos a Comodoro Rivadávia, às 11h20min, e nos hospedamos no Hotel Austral, próximo à Av. Costanera, o mesmo onde ficamos alojados em 2003, rumo a Ushuaia.
Comodoro Rivadávia, capital argentina do petróleo, é a maior cidade do sul da Patagônia e a cidade mais populosa da província (estado) de Chubut, porém, não é a capital da província, sendo esta a pequena Rawson, menor capital da Argentina.
É a porta de entrada para o Corredor Bioceânico, sendo uma linha de comunicação na parte mais estreita da América do Sul, que une dois portos, o de Puerto Chacabuco (Chile) no Oceano Pacífico e o de Comodoro Rivadavia, no Atlântico.
O principal ponto de referência em Comodoro Rivadavia é o imponente Cerro Chenque, uma montanha bem no meio da cidade, que oferece uma bela vista panorâmica, além de possuir o maior parque eólico da América do Sul.
Venta bastante em Comodoro, o que faz com que a sensação térmica diminua sensivelmente. Hoje, temos céu azul, sol forte e as pessoas andando com casacos pesados.
Hasta mañana!
DADOS TÉCNICOS:
TEMPOS : EM MOVIMENTO 3h20min47seg; PARADO 27min20seg; TOTAL 3h48min7seg.
VELOCIDADES: MÉDIA EM MOVIMENTO 111,80 km/h; MÉDIA TOTAL 98,40 km/h.
DISTÂNCIAS: DO DIA 374,1 km; ACUMULADA 3.967,6 km.
CONSUMO: DO DIA 11,34 km/l; ACUMULADO 12,11 km/l; Valores → 3.967,6 km / 327,73 l.
Música: Back in the High Life Again – Steve Winwood