Dia a Dia – Puerto Natales 2009/10


6° Dia – 31/12/2009 – Quinta-feira: de Viedma-AR a Trelew-AR = 482,0 km

Percurso: Viedma /San Antonio do Oeste /Sierra Grande /Arroyo Verde /Puerto Madryn /Trelew

Acordamos às 6h30 com o sonoro assobio de Eolo. Quando o Jota abriu à veneziana, vimos o céu nublado, com nuvens negras e baixas e com o vento fortíssimo. A árvore, à frente de nossa janela, bailava com tanta intensidade que dava a sensação que seria arrancada do solo.

Vestimos-nos, fechamos a conta e enquanto tomávamos café, o Jota, olhando para fora, pensou alto: “tomara que não chova, com esse vento forte será difícil”.

Saímos agasalhados para enfrentar o frio, vento e chuva, mas Pachamama nos presenteou com o céu limpando aos poucos e o vento normal para os padrões da Ruta 3, isto é, forte, dançando com a nossa Bela da Estrada, mas sob o controle do piloto, até San Antonio do Oeste. Nesse trecho a ruta era nossa, viajamos solitários e cruzamos com um ou dois carros.

A partir de Sierra Grande até Trelew o tráfego ficou intenso e pequenas filas foram formadas, nas faixas amarelas. Caminhões e veículos de passeio, indo e vindo, o trajeto todo. Em uma das paradas, intercalamos entre o lanche e ida ao banheiro e guardar nossa Bela, de tão movimentada estava a Estación de Servicio.

Por outro lado, o vento praticamente desapareceu o que fez a viagem render bastante.

Sobre duas rodas encontramos somente no posto YPF da entrada de Trelew, um australiano (Neil) em uma GS1200 Adventure, vindo de Ushuaia rumo ao Peru. Está viajando sozinho e pela quantidade de bagagem vai demorar em voltar para casa. Batemos um papo mímica, muitas trocas de sorrisos e gentilezas e lá foram os motociclistas, cada um para um lado.

A Ruta 3, neste trecho, está com canaletas formadas pelos pneus de caminhões com excesso de peso, o que é bem chato para motocicletas. Próximo a entrada de Puerto Madryn, sentido Ushuaia, já foi iniciada uma segunda pista, tão larga quanto à original, que irá até a entrada de Trelew.

Chegamos a Trelew às 12h, almoçamos alimentos compatíveis com a nossa natureza: o abutre comeu filé mignon e a pelicana salmão rosa e nem sentimos saudades dos sanduíches YPF.

Trelew se encontra muito próxima da costa atlântica, a noroeste da província Del Chubut e seu nome é um vocábulo galés que significa “Pueblo de Luís” em homenagem a Lewis Jones, considerado fundador da cidade.

Já verificamos os passeios e amanhã, primeiro dia do ano, passaremos em Punta Tombo, maior colônia de pingüins de Magalhães, uma experiência única e imperdível, já vivenciada em 2003, quando fomos a Ushuaia com os nossos amigos do SAIDAFRENTE.

A Península Valdés, com fauna diversificada (baleia, golfinhos, elefante e lobo marinho, orcas e outras aves marinhas) será visitada em outra oportunidade, haja vista os passeios estarem limitados, devido ao feriado de primeiro de ano.

Feliz Nuevo Año, com o poema Desejo de Drumond de Andrade

“Desejo a você...

Fruto do mato. Cheiro de jardim. Namoro no portão. Domingo sem chuva. Segunda sem mau humor. Sábado com seu amor.

Filme do Carlitos. Chope com amigos. Crônica de Rubem Braga. Viver sem inimigos. Filme antigo na TV.

Ter uma pessoa especial. E que ela goste de você. Música de Tom com letra de Chico. Frango caipira em pensão do interior.

Ouvir uma palavra amável. Ter uma surpresa agradável.

Ver a Banda passar. Noite de lua Cheia. Rever uma velha amizade. Ter fé em Deus. Não ter que ouvir a palavra não, nem nunca, nem jamais e adeus.

Rir como criança, ouvir canto de passarinho. Sarar de resfriado. Escrever um poema de Amor, que nunca será rasgado
.
Formar um par ideal. Tomar banho de cachoeira. Pegar um bronzeado legal.

Aprender uma nova canção. Esperar alguém na estação.

Queijo com goiabada. Pôr-do-Sol na roça. Uma festa. Um violão. Uma seresta.

Recordar um amor antigo. Ter um ombro sempre amigo.

Bater palmas de alegria. Uma tarde amena. Calçar um velho chinelo. Sentar numa velha poltrona. Tocar violão para alguém. Ouvir a chuva no telhado. Vinho branco. Bolero de Ravel...


(Poema Desejo - Autor Carlos Drummond de Andrade)

Feliz 2010, amigos !!!

DADOS TÉCNICOS:


TEMPOS : EM MOVIMENTO 3h56min34seg; PARADO 57min39seg; TOTAL 4h54min13seg.

VELOCIDADES: MÉDIA EM MOVIMENTO 125,20 km/h; MÉDIA TOTAL 100,70 km/h.

DISTÂNCIAS: DO DIA 493,6 km; ACUMULADA 3.596,5 km.

CONSUMO: DO DIA 13,08 km/l; ACUMULADO 12,18 km/l; Valores → 3.596,5 km / 295,37 l.

Música: Back in the High Life Again – Steve Winwood