Dia a Dia – Puerto Natales 2009/10


2° Dia – 27/12/2009 – Domingo: de San Ignácio Mini-AR a Paraná-AR = 876,6 km

Percurso: San Ignácio Mini /Candelaria /Posadas /Ituzaingó /Loreto /Concepción /Saladas /Bella Vista /Desmochado /Goya /Esquina /Tacuaras /Hernandárias /Paraná

Como de hábito, levantamos cedinho e antes das 7h já estávamos em uma estação de serviço, tomando nosso café da manhã e com a Bela da Estrada abastecida e pronta para partir.

Domingo cedo, estrada vazia e lá fomos nós com céu nublado e temperatura amena. Tudo indicava que seria uma ótima viagem, sem sobressaltos. Próximo a Posadas, atravessamos o pedágio lá no corredor estreito da direita, exclusivo para motos e havia três policiais parados acompanhando o movimento (qual movimento?).

O Jota, comportado, pilotava nossa Bela quando começou a diminuir a velocidade e acompanhar pelo espelho um carro da polícia com a sirene ligada, o pisca-pisca azulão ligado e passou por nós feito um louco, nos mandando parar, como se fôssemos bandidos sendo perseguidos.

Conversa vai, conversa vem, enquanto um comunicava que tínhamos cometido uma infração gravíssima, com pontos na carteira e multa de 1.800 pesos, o outro com os documentos do piloto e de sua Bela da Estrada nas mãos, sobre um caderno, circulava ao nosso redor, resmungando e visivelmente tentando nos intimidar.

Percebemos que eles queriam fazer a coleta da propina, pois saíram lá do pedágio (a Tana lembrou deles, mas só depois da “mordida”) somente para nos morder e o Jota sem se intimidar conseguiu “baixar a multa” de US$540 (1800 pesos) para US$130 (uma fortuna para os safados). Na despedida nos alertaram onde os seus colegas estariam e orientaram para tomarmos cuidado e não ultrapassarmos os 110 km/h.

Seguimos pela Ruta 12 até 50 km adiante de Ituzaingó, quando mudamos para a Ruta 18 com a intenção de escapar dos famosos guardas de Corrientes. Estrada nova e excelente, deserta, vegetação vistosa, postos YPF e Petrobras à vontade e nenhuma mordida mais
.
A viagem foi sossegada, céu nublado na maior parte do dia e até Eolo descansou! Pegamos pouco vento e a Tana, pelo segundo dia, dormiu quase toda a viagem. Está parecendo égua de padeiro; onde encosta dorme.

Chegamos a Paraná, capital da Província Entre Rios, em torno de 16h.

Descansamos, tomamos um belo banho e fomos caminhar pela cidade, que tem como um dos aspectos interessantes o túnel subfluvial de 2.937 metros de comprimento, que liga Paraná a Santa Fé, sob o rio Paraná.

A própria cidade é interessante com seus bairros de origem alemã, muito bem cuidados, além da variedade de passeios em lancha pelo rio Paraná, pesca, escola de esqui aquático. A cidade se movimenta na beira do rio, com as famílias, casais enamorados passeando, sentados em bancos e sempre acompanhados de uma cuia e tererê.

Hasta mañana, amigos!

DADOS TÉCNICOS:


TEMPOS : EM MOVIMENTO 7h6min01seg; PARADO 2h3min42seg; TOTAL 9h9min43seg.

VELOCIDADES: MÉDIA EM MOVIMENTO 123,5 km/h; MÉDIA TOTAL 95,7 km/h.

DISTÂNCIAS: DO DIA 876,6 km; ACUMULADA 1.699,10 km.

CONSUMO: PARCIAL 12,23 km/l; ACUMULADO 12,38 km/l; Valores → 1.699,10 km / 137,24 l.

Música: Back in the High Life Again – Steve Winwood