14° Dia – 14/09/2012 – Sexta-feira: de Puno-PE a Arica-CL = 481,7 km
Percurso: Puno /Caracollo /Cutimbo /Supucachi /Laraqueri /Torata /El Común /Moqueguá /Camiara Tomasiri /Tacna /Arica.
¡Qué contento estamos!
Devidamente escoltados por um táxi abre alas, para nos indicar o caminho de saída para Moqueguá (Interoceânica Sur), no complicado trânsito de Puno, deixamos o hotel às 6h40min.
Com a mudança do roteiro, tivemos o privilégio de conhecer a interoceânica sul de ponta a ponta (Iñapari a Torata = 1.135 km), percorremos longos trechos em estradas semidesertas, com postos de combustível sem infraestrutura para matarmos a sede ou a fome e uma passagem por balsa. É preciso viajar com a vacina contra a febre amarela em dia!
Essa estrada nasceu com o propósito de unir o Atlântico ao Pacífico, criando uma rota terrestre que liga o Brasil aos principais portos do Peru e também o contrário, motivo pelo qual, em todo o percurso, nossos companheiros de estrada foram os solitários caminhoneiros, que alegremente nos cumprimentavam com pisca, buzina e acenos.
Hoje nos despedimos do Peru, de forma especial, nos emocionamos com a imponência das montanhas, com a beleza da neve e o desafio ao nosso corpo, de conviver com a altitude entre 4.000 e 4.600 msnm por aproximadamente 250 km.
Tiramos muitas fotos, tentamos registrar a emoção desse dia desafiador, do frio que chegou a 1 grau C registrado no computador da Juku, superado pelo contato com a neve. Percorrer uma estrada com as curvas fechadas em U, pendendo para o precipício, acima de 4.000 metros de altitude é indescritível, ora estávamos sob a sombra das montanhas e alguns quilômetros depois já estávamos lá no alto, como se estivéssemos flutuando, era excitantemente assustador.
O deserto entre Moqueguá e a fronteira é de arrepiar e muitas vezes quando ouvimos ou lemos “o deserto é inóspito” não temos noção da força do vento nos batendo, nos jogando de uma pista a outra, o assobio assustador intermitente e as rajadas de areia que chegam ao asfalto de surpresa.
Chegamos às 13h50 em Arica (horário do Peru, pois no Chile já eram15h50), o trâmite nas aduanas foi tranquilo, com pouco movimento e 50min depois já estávamos no Chile.
A Juku já recuperou sua autoestima, mesmo caolha e arranhada continua arrebatando os corações masculinos, até assovio ela recebeu!
¡Quedarse boquiaberta!
Parados no posto em Moqueguá, já a 1.400 msnm.
Jota, você sentiu medo em algum momento lá nas montanhas e nas curvas?
Não, só um pouco de preocupação com a Juku que não parava de pular, até descobrir que tinha uma cabrita, indócil, pulando de um lado para o outro na garupa, fotografando,
.
Hasta Mañana em San Pedro de Atacama!
HOTEL SOL DE ARICA
ENDEREÇO: Av. Capitan Ávalos, 2041
TELEFONE: 0021 51 (58) 24 6050
WEB: www.hotelsoldearica.cl
DIÁRIA CASAL (R$): 98,00
NOSSA AVALIAÇÃO: BOM
DADOS TÉCNICOS:
TEMPOS: a) em movimento = 6h04min; b) parado = 1h06min; c) total = 7h10min.
VELOCIDADES: a) Média em Movimento = 79,0 km/h; b) Média Total = 67,2 km/h.
DISTÂNCIAS: a) Do dia = 481,7 km; b) Acumulada = 5.726,3 km.
CONSUMO: a) Do dia = 21,55 - parcial km/l; b) Acumulado = 14,73; c) Fatores > 5.514,6 km > 374,34 l - parcial.
Música: 100 metros – Amaia Monteiro.