Dia a Dia Peru Norte – 2012


4° Dia – 04/09/2012 – Terça-feira: em Cuiabá-MT-BR

É a capital de Mato Grosso a 165 msnm, com 280 anos de instituição, famosa pelo seu forte calor, com 860.000 habitantes e culinárias à base de pescado. Provamos e gostamos do pacu acompanhado de um delicioso suco de caju.

Hoje descobrimos que Cuiabá registrou, ontem, para nossa sorte ou azar, a temperatura mais alta do ano e índice de umidade relativa do ar em estado de emergência. A temperatura chegou a 40,3 graus C na sombra e a umidade atingiu 12%. A sensação térmica foi superior a 42 graus C na região central.

Logo cedo contratamos um taxista, via hotel, fomos conhecer Cuiabá e a cada descida do táxi, recebíamos uma baforada fervente e encontramos todos os ambientes com ar condicionado, museus, igrejas e galerias inclusive o SESC Casa do Artesão, um ambiente com varandas e corredores abertos.

Destaque para a igreja Bom Despacho localizada no Morro do Seminário, orgulhosamente apresentada como uma réplica da Notre Dame parisiense, para o SESC Casa do Artesão com peças bonitas e originais, típicas do folclore e cultura regionais e o Museu de Artes Sacras que possui peças dos séc. XVIII e XIX, da antiga catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

O Centro Histórico e Comercial de Cuiabá foi tombado pelo patrimônio histórico, grande parte dos imóveis enquanto aguardam a restauração servem de moradia para os excluídos, disse-nos o motorista guia turístico, e as casas já restauradas abrigam lojas, museus, galerias comerciais e instituições púbicas.

Cuiabá esbanja contrastes e concilia a modernidade do centro comercial e financeiro com suas igrejas, museus e casarões antigos e dela partem passeios para o Pantanal e Chapada dos Guimarães.

Os cuiabanos se orgulham de morar na cidade verde por causa da grande arborização, com flora do Cerrado e do Pantanal, mas paira no ar uma névoa, que nada mais é do que uma cortina de fumaça, contribuindo para o ar ficar mais seco ainda, resultado das queimadas.

Devido às obras, para a próxima Copa do Mundo de futebol , o trânsito em Cuiabá está um caos total.

Papo de Pescador

Aqui, disse o motorista, é o lugar aonde os pescadores vem comprar peixes frescos do Pantanal e levam no isopor para suas casas, dizendo que foram eles que pescaram principalmente "os velhão”. Ainda, tem um senhor mineiro, rico, velhão que todo ano vem pra cá, não pesca nada e volta pra casa cheio de peixão. Vocês não querem levar uns peixes no isopor? (gargalhadas).

Final de tarde o Jota foi abastecer a Juku no Posto BR ao lado do hotel e vamos descansar que amanhã o calor continua.

Até amanhã direto de Vilhena-RO.

Música: 100 metros – Amaia Monteiro.