1° Dia – 01/09/2012 – Sábado: de Curitiba-PR-BR a Guaíra-PR-BR = 640,2 km
Percurso:
Curitiba /Campo Largo /Palmeira /Irati /Relógio /Guarapuava /Cantagalo /Laranjeiras do Sul /Guaraniaçu /Cascavel /Toledo /Marechal Cândido Rondon /Guaíra.
Ontem: voltemos um dia no tempo, final de tarde, quando o Jota chama a Tana para mostrar o quanto a Juku está abarrotada e pronta para viajar, afinal é bagagem para mais de um mês, em uma duas rodas, toda carenada e arredondada, impedindo o uso das tradicionais aranhas para amarrar as costumeiras “traias” extra baús.
Dizia ele: só cabe aqui no top case, o tecido que você quer trazer do Peru e mais nada. Tana olha pra ele, acaricia os cachorrinhos e rapidamente responde: cabe sim, vou trocar minhas roupas por artesanias. Fim de papo.
Hoje: após receber umas lambidas da nossa fera agridoce (uma cadelinha fox paulistinha), saímos às 6h50min rumo a Guaíra, 250 msnm, localizada às margens do rio Paraná, com pouco mais de 30.000 habitantes. Finalmente na estrada outra vez!
Passamos muito frio, logo cedo, com temperatura abaixo de 10°C, com o vento forte e a sombra das árvores que nos gelavam apesar de todo aparato (roupas pesadas, botas, luvas e capacete) e assim fomos até Guarapuava. Depois, o mesmo aparato que será usado, diariamente, no próximo mês, propiciou a sensação de estarmos em uma sauna, cabeça e pés inchados, desidratados, com o Jota derramando água de tanto suar.
A estrada, que para nós já é meio “caminho da roça”, estava com pouco movimento, o céu belíssimo e fomos presenteados por um inesperado redemoinho de palha de milho que nos envolveu, por alguns segundos, no meio da pista.
Após quatro paradas em barreiras de obras, duas paradas técnicas, uma parada para almoço, uma luta acirrada do Jota com a filmadora Drift colocada no capacete e a Tana dormindo tão pesado que competia com o ronco da moto, chegamos ao Hotel Deville em Guaíra e fomos direto para a piscina, tomamos uma cervejinha e tiramos uma boa soneca.
Como todo início de uma viagem longa, os três primeiros dias são difíceis, pois estamos nos readaptando às roupas e acessórios pesados (são nossa segurança e carenagem), às variações térmicas e de altitude, e também ao novo estilo de motocicleta rumo ao desconhecido, transformando momentos simples em instantes inesquecíveis pelo prazer de conhecer novas terras, novos costumes e novos amigos.
Até amanhã em Campo Grande – MS.
HOTEL DEVILLE EXPRESS GUAÍRA
ENDEREÇO: Paraguai, 1205
TELEFONE: (44) 3642 1617
WEB: www.hoteldev1lle.com.br
DIÁRIA CASAL (R$): 213,00
NOSSA AVALIAÇÃO: BOM, mas já foi melhor.
DADOS TÉCNICOS:
TEMPOS: a) em movimento = 6h; b) parado = 2h; c) total = 8h.
VELOCIDADES: a) Média em Movimento = 107,0 km/h; b) Média Total = 80,02 km/h.
DISTÂNCIAS: a) Do dia = 640,2 km; b) Acumulada = 640,2 km.
CONSUMO: a) Do dia = 13,57 km/l; b) Acumulado = 13,57 km/l; c) Fatores do acumulado > 560 km e 41,27 l (parcial).
Música: 100 metros – Amaia Monteiro.