8° Dia – 21/03/2011 – Segunda-feira: de Salta-AR a Cafayate-AR = 188,2 km
Percurso: Salta /Cerrillos /El Carril /Coronel Moldes /La Viña /Curtiembres /Santa Barbara /Cafayate.
Partimos de Salta rumo a Cafayate optando pelo caminho por dentro da cidade e tivemos que passar uma infinidade de semáforos além de enfrentarmos um movimentado trânsito matinal. Aos poucos o movimento diminuiu e nos vimos praticamente solos, fazendo o que mais gostamos. Moto na estrada.
O trajeto foi especial, logo na saída de Salta muitas plantações de milho e cheiro delicioso. A altitude entre Salta (1.190msnm) e Cafayate (1.660 msnm) é praticamente a mesma, mas a variação do clima, de um local para o outro, foi contrastante. Aqui está seco e muito calor e os rios praticamente secos, na espero do degelo.
A estrada sinuosa, presente da natureza maquiada pelo homem com paisagens maravilhosas compostas por diversas formas, cores e texturas e de uma beleza que sensibiliza quem por ela passa.
Na Reserva Natural de Quebrada de las Conchas a imaginação fértil do ser humano viaja. É possível vislumbrar na formação das rochas erodidas, através do tempo, animais, castelos, anfiteatros, um imponente obelisco e até a garganta do diabo.
Quando nos aproximamos de Cafayate sentimos o cheiro da uva e passamos por vinhedos (principal atividade do vale) e várias adegas que podem ser visitadas, onde são oferecidas degustações dos vinhos salteños, passeio que faremos amanhã.
O mundo em Cafayate também gira animado no quadrilátero da praça central, a qual já tem um diferencial, pois seu nome de batismo é simplesmente Plaza Principal, deixando a homenagem a San Martin (comum nas praças das cidades argentinas), para uma das ruas que chega à Plaza. Torna-se um espaço cosmopolita onde todo mundo simplesmente passa ou senta para beber e comer num dos simpáticos bares ou cafés, com música ao vivo, misturados ao artesanato.
Ainda na Plaza Principal há um belo jardim com suas bem cuidadas flores e árvores como araucárias e palmeiras fênix, o que nos lembrou de Curitiba e seus parques e jardins tão belos quanto o que temos conhecido.
A Catedral de Cafayate tem uma estrutura externa interessante e dentro do templo há uma virgem sentada que o povo cafayateño já batizou de La Sentadita e em seu interior há cinco naves, sendo um dos poucos templos religiosos que possui tantas naves.
Após almoçarmos em um dos restaurantes localizados na praça, onde o abutre (Jota) comeu lomo e a pelicana (Tana) atacou de trutcha, fomos a uma agência de turismo contratar os passeios e lá descobrimos o restaurante Baco, cujo proprietário, o “Pelado” (para nós seria Careca) é também um viajante sobre duas rodas, dono de uma Honda Transalp 750 azul, que nos recebeu de forma calorosa e já temos encontro marcado para o jantar. É o mundo sobre duas rodas fazendo amigos.
HOTEL ASTURIAS CAFAYATE
ENDEREÇO: Av. Güemes Sur, 128
TELEFONE: (54) 3868 421040
WEB: www.cafayateasturias.com
DIÁRIA CASAL: (R$): 175,00
NOSSA AVALIAÇÃO: Muito Bom
DADOS TÉCNICOS:
TEMPOS: a) em movimento = 2h33min08seg; b) parado = 24min49seg; c) total = 2h57min57seg.
VELOCIDADES: a) Média em Movimento = 73,8 km/h; b) Média Total = 63,5 km/h; c) Máxima = 142,8 km/h.
DISTÂNCIAS: a) Do dia = 188,2 km; b) Acumulada = 2.332,5 km.
CONSUMO: a) Do dia = 14,2 km/l; b) Acumulado = 12,94 km/l; c) Fatores > 2.332,5 km; 180,24l.
Músicas: Cancion com Todos e Al Jardim de la Republica – Mercedes Sosa