3° Dia – 16/03/2011 – Quarta-feira: em San Bernardino e Asunción - PY
Acordamos sossegados, aposentados curtindo férias em baixa temporada, penúltimos hóspedes tomando café e, não satisfeitos com as informações sobre transporte relatadas ontem, fomos procurar alternativa para fazer um city tour em Assunção.
Com a ajuda de uma simpática recepcionista do hotel conseguimos um táxi executivo, com ar condicionado, vindo de Assunção para nos levar à capital paraguaia. Rapidamente nos aproximamos da Capital, transitando por caminhos alternativos até chegarmos ao caótico trânsito do centro.
De forma inesperada tivemos o privilégio de conhecer a Confederação Sul Americana de Futebol, o edifício sede, o hotel e o museu, todos devidamente registrados em nossa memória e em fotos.
Visitamos o Centro Cultural de La Republica El Cabildo que está comemorando o bicentenário da independência do Paraguai com uma fabulosa exposição de fotos tiradas entre 1894 e 1895 pelo cônsul francês no Paraguai naquele período.
As fotos inéditas foram obtidas a partir de arquivos digitais doados pelos herdeiros do cônsul francês Auguste François ao Centro Cultural El Cabildo que se destacam pelo registro de cenas reais de uma Assunção ainda marcada pelas cicatrizes da guerra da Tríplice Aliança.
No mesmo palácio, antes Câmara dos Deputados, visitamos o museu Guido Boggiani, onde antropólogos e estudiosos da vida indígena no Chaco Paraguaio se realizam dada a grandiosidade de pesquisas e objetos expostos, mostrando a cultura, objetos e hábitos do povo indígena, com destaque para as vestimentas e armas utilizadas pelos machos no ritual de conquista de suas fêmeas.
Enquanto a guarda nacional se preocupava com o movimento maluco e desenfreado em frente ao palácio do governo, discretamente nos escondemos em um canto da calçada e sacamos la foto do palácio do governo. Logo atrás do palácio contrastando com a suntuosidade vislumbramos uma favela fazendo divisa entre o lago e o palácio.
Como todo turista que se preze tentamos conhecer a catedral, mas estava fechada. Logo, somente visitamos a parte externa.
Terminado o city tour de uma cidade com o mesmo corre-corre de todas as metrópoles voltamos ao sossegado balneário SanBer e nos despedimos curtindo a piscina e a Stela Artois por R$1,50.
Hasta mañana, quando cruzaremos o rio Paraguai rumo ao Chaco Argentino com temperatura em torno de 40º e nós devidamente paramentados com cordura, capacetes, luvas, meias e botas, além de um motor 1200 bufando abaixo de nós.
Músicas: Cancion com Todos e Al Jardim de la Republica – Mercedes Sosa