1° Dia – 14/03/2011 – Segunda-feira: de Curitiba-PR-BR a Foz do Iguaçu-PR-BR = 625,4 km
Percurso: Curitiba /Campo Largo /Palmeira /Irati /Relógio /Guarapuava /Cantagalo /Laranjeiras do Sul /Guaraniaçu /Cascavel /Medianeira /Santa Terezinha de Itaipu /Foz do Iguaçu.
Ansiosos e com saudade da estrada em torno de 6h30min já estávamos devidamente paramentados e Mama Killa carregada, motivos pra lá de convincentes para sairmos de casa sem medo do céu carregado e despejando aquela chuvinha “engana trouxa”, típica de Curitiba, prometendo um banho completo para os viajantes. Poucas pessoas nas ruas, carros e ônibus começando a circular na cidade que se espreguiçava, ainda dormente e nostálgica, para mais um início de semana.
A estrada estava bem movimentada, o que é normal nas segundas-feiras em direção a Ponta Grossa (estudantes, trabalhadores e camioneiros). Cruzamos com diversos caminhões carregados de soja, rumo ao litoral, provavelmente esperançosos pela chegada à fila do Porto de Paranaguá e contando com a estrada liberada (no final de semana as enxurradas levaram algumas pontes) .
Percorridos os primeiros 150 km chuvosos – pouco adiante de Irati – o céu ficou azul de brigadeiro e começou a esquentar. Vários pedágios depois e sendo aquecidos pelo sol forte chegamos a Foz do Iguaçu em torno das 14h. Devido ao horário pudemos curtir a piscina do Hotel Muffato Plaza, na beira da estrada. Abençoados espaços de conforto quando chegamos aos hotéis e trocamos as pesadas roupas, botas e capacetes pelas populares e confortáveis havaianas e roupas leves, além de hidratarmos os corpos cansados com as sempre disponíveis bebidas geladas.
A estrada está em manutenção em todo o trajeto (até parecia reparo rumo ao litoral em época de temporada), o que atrapalhou a média de quilometragem, várias paradas com pista única, uns aguardando enquanto outros passavam sob o comando dos peões da estrada. A vantagem de estar sobre duas rodas é que podemos furar as compridas filas e ninguém reclama, pois todos sabem que, pós-liberada a pista, as motos desaparecem em segundos, até mesmo antes de os motoristas arrancarem seus carros ou caminhões.
Ao lermos nossas mensagens recebemos uma notícia não muito agradável que interfere em nossa programação de viagem. Para a nossa visita a Salta, na Argentina, adquirimos via internet os bilhetes para passear no “tren de las nubes” no dia 19/03, porém a administração desse trem nos informou que a viagem do dia 19 foi transferida para o dia 02/04. Nesse dia já estaremos em Curitiba e assim “adios” trem das nuvens. Quem sabe um dia dará certo.
Após cambiar moeda adquirindo guaranis para gastar no Paraguai e fazer uma fezinha na megasena que o Jota esqueceu de jogar em Curitiba, aqui estamos descansando em nosso primeiro dia de retorno à estrada sobre duas rodas, após quase um ano sem viajar. Nós no quarto fazendo este relato e Mama Killa bem acomodada na porta principal do hotel onde virou atração, sendo admirada pelos curiosos olhares dos demais hóspedes.
Até amanhã, direto de San Ber, no Paraguai!
HOTEL MUFATTO PLAZA
ENDEREÇO: BR 277 – Km 726
TELEFONE: 45) 3526 3939
WEB: www.muffatoplaza.com.br
DIÁRIA CASAL (R$): 147,00
NOSSA AVALIAÇÃO: BOM.
DADOS TÉCNICOS:
TEMPOS : EM MOVIMENTO 5h48min40seg; PARADO 1h28min50s; TOTAL 1h33min56s
VELOCIDADES: MÉDIA EM MOVIMENTO 107,6 km/h; MÉDIA TOTAL 84,8 km/h.
DISTÂNCIAS: DO DIA 625,4 km; ACUMULADA 625,4 km.
CONSUMO: PARCIAL 13,34 km/l; ACUMULADO 13,34 km/l; Valores → 566,0 km / 42,43 l (parcial).
Músicas: Cancion com Todos e Al Jardim de la Republica – Mercedes Sosa