13º dia: quinta-feira, 04 de março de 2004, de San Carlos de Bariloche-AR a General Acha-AR = 923 km rodados em 11 horas e 15 minutos (média de 82,19 km/h).
Percurso: San Carlos de Bariloche /Piedra Del Áquila /Picun Leufu /El Chocon /Neuquen / Catriel /La Reforma /Chacharramendi /General Acha
Saímos às 7h40min de Bariloche e pegamos um trecho de curvas muito fechadas, serpenteando pequenos morros e o Rio Limay, que na língua mapuche, quer dizer cristalino. E foi exatamente isto que vimos nas águas do rio, uma transparência impressionante. Em alguns trechos era possível ver com clareza pedras e os peixes.
A maior parte do percurso havia neblina e devido à umidade, um frio quase congelante. A visibilidade em alguns trechos estava bastante prejudicada, devido às viseiras embaçadas, e mesmo com luvas os dedos congelavam. Depois o tempo abriu e a paisagem se tornou cada vez mais árida. A estrada segue rumo ao nordeste, margeando o rio e de vez em quando surgem grandes lagos.
Começou a esquentar aos poucos e perto do meio dia o calor era muito forte. Almoçamos no MacDonalds, num posto de gasolina em Neuquén.
Mais tarde, fomos parados por um policial muito simpático que só queria ver as motos e nem pediu documentos. Ele nos alertou sobre o deserto adiante e a ausência de postos de combustível.
Alguns quilômetros adiante passamos por uma placa: Ruta 20, uma conquista sobre o deserto. Atravessamos 200 km de deserto, sob o sol escaldante e um calor insuportável. Fomos abrindo as roupas, cruzamos com um motociclista, somente de sunga ou cueca (não importa!) e mais nada. A monotonia do deserto convidava para um perigoso sono ou adrenalina em alta velocidade. Parte do grupo, por força da pouca autonomia de suas motos, ficou com a primeira opção e nós nos juntamos àqueles que queriam adrenalina.
De trechos em trechos encontram-se pequenos oásis, com árvores plantadas e mantidas artificialmente, com um contínuo conta-gotas para oferecerem sombra aos viajantes e, também, bicas para bebermos água e nos refrescarmos.
Aqui veio à tona a preocupação com a dificuldade visual noturna do Jota (tônica na viagem a Ushuaia) e o compromisso de chegarmos antes do anoitecer em General Acha. Decidimos dividir o grupo, onde o Carlão e o Braga, prontamente se dispuseram a nos acompanhar (humm, a) cavalheirismo; b) parceria; c) vontade de correr; d) todas estão corretas).
Com uma lenta média de 180 km/h chegaram ao destino (General Acha) antes do anoitecer e o restante do grupo chegou próximo das 20 horas.
Música: Air – Snarkadaktal