Dia a Dia – Pacífico 2004


10º dia: segunda-feira, 01 de março de 2004, de Pucón-CL a Ensenada-CL e a Puerto Varas = 440 km rodados em 5 hora e 50 minutos (média de 75,47 km/h)

Percurso: Pucón /Villarica /Lancoche /Osorno /Rio Negro /Puerto Varas /Ensenada /Puerto Varas

Amanheceu chovendo forte e aguardamos até 9:30. Como a chuva diminuiu entramos na estrada debaixo de água, mas para amenizar, a estrada era boa. Durante o percurso, às vezes, São Pedro colaborava e segurava sua bexiga, para nos dar um fôlego.

Chegamos à Villa Ensenada e constatamos que o pernoite, em uma das cabanas do hotel Cabañas Del Lago, com vista panorâmica para o lago Llanquihue, estava muito acima do que o grupo tinha se proposto a pagar.

Resolvemos voltar a Puerto Varas, a pequena cidade colonizada por alemães, também localizada às margens do Lago Llanquihue e com vista panorâmica para os vulcões Osorno e Calbuco (infelizmente não avistados pela nebulosidade). Fizemos uma busca de hotéis e nos instalamos no Hotel El Greco, na Rua Mirador. O curioso é que o hotel, na verdade um casarão antigo adaptado, com exposição de quadros de arte moderna, uma verdadeira pinacoteca de gosto duvidoso para alguns e interessante para outros ou, ainda muy rara

Passeio na cidade e jantar cedo. Agendamos um passeio ao Vulcão Osorno, dependendo de como amanhecesse o tempo.

Será que conseguiremos visitar Osorno? No nosso projeto visitar os vulcões era um objetivo e até hoje, último dia no Chile, não tínhamos conseguido. Avistamos de longe, os vulcões cobertos de neve e, segundo conversas com o povo chileno (educados e cultos), quando um dos vulcões entra em erupção a lava avança lentamente e a neve derrete, carregando muito entulho, lama e pedra montanha baixo e lá, em Pucón, nos contaram que é possível avistar os rios de lava do Villarica.

Hasta luego, nuestros hermanos chilenos!

Música: Air – Snarkadaktal