Dia a Dia – Brasil Centro Norte 2013


25° Dia – 14/08/2013 – Quarta-feira: em Palmas-TO

Palmas é a mais nova capital brasileira e foi instituída em janeiro de 1990 para sediar o governo de Tocantins. Lembra Brasília com suas avenidas longas e largas, setores, quadras e ruas numeradas conhecidas como alamedas.

Todas intercaladas por rotatórias ajardinadas e parques, sendo o mais procurado pelos palmenses o Parque Cesamar, estruturado com pista para corrida e caminhada com 2.820m em mata típica do cerrado e um lago usado para práticas esportivas que deságua em um córrego. Uma atração à parte são seus principais habitantes: famílias de capivaras e pássaros, muitos deles.

Visitamos o “Palacinho”, a primeira edificação construída em Palmas (1989) e foi sede do Poder Executivo de jan.1990 a mar.1991. Com sistema de montagem pré-fabricado em jatobá, foi tombado em jul.1992 e transformado no Museu Histórico do Tocantins em mar.2002. Anexo há uma graciosa e bem conservada capela, a primeira de Palmas, construída junto com o Palacinho.

Como estamos visitando Palmas na temporada do Sol faz muito calor na cidade e, segundo os palmenses, a temperatura média da cidade subiu 4 graus C após a construção da represa (2001), devido à área do espelho d’água refletir mais calor e contribui para transformar a cidade em uma verdadeira estufa, mesmo com as áreas verdes preservadas e plantas ornamentais plantadas nos jardins, praças, canteiros e passeios públicos.

Por falar em calor, os principais atrativos turísticos de Palmas são justamente as suas praias, às margens do Rio Tocantins (ou represa). Visitamos as praias Graciosa e do Prata.

A praia da Graciosa localizada na área central da cidade é a mais urbanizada de Palmas, com calçadão, restaurantes e cardápios mais salgados e os imóveis mais valorizados da cidade se encontram nesta praia. Muitas mansões e prédios de luxo e conta, ainda, com Marina e luxuosas lanchas ancoradas.

Na rampa de lançamento dos barcos e lanchas o povo às vezes vai lavar carros e motos, além de nadar.

A praia preferida para assistir o pôr-do-sol – belíssimo com a cor do céu azulado se contrastando com o reflexo das águas do lago - é a praia do Prata, uma praia temática com decoração rústica e choupanas.

Hoje as duas praias estavam tranquilas, limpas e frequentadas por poucas famílias, casais e amigos sentados no lago, protegidos por redes de malha fina para não sofrer ataques das piranhas.

Foi um ótimo e relaxante dia de passeios com um final de tarde inesquecível, sob um perfeito céu azul e com um dos mais belos pores-do-sol já vistos por nós.

Música: Aquarela do Brasil – João Gilberto