23° Dia – 12/08/2013 – Segunda-feira: de Açailândia-MA a Colinas do Tocantins-TO = 419,3 km
Percurso: Açailândia /Imperatriz /Governador Edison Lobão /Ribamar Fiquene /Campestre do Maranhão /Porto Franco /Estreito /Wanderlândia /Araguaina /Nova Olinda /Colinas do Tocantins.
Um ótimo dia! 6h34 já estávamos na BR-010 e viajamos muito bem. Movimento sob controle, estrada bem conservada, menos povoados e, consequentemente, menos lombadas. Até o céu nublado com chuvisco contribuiu para deixar a viagem agradável.
Na confusão de Imperatriz desta vez seguimos pela pista marginal que tem pista dupla e um quinto menos de lombadas que na BR-010.
Mudamos para a BR-153, com vários trechos em manutenção e os homens trabalhando a todo vapor, com várias barreiras de obras e tudo conspirava a nosso favor. Na primeira barreira, o trabalhador que controla o fluxo nos mandou furar uma fila considerável e circular pelo acostamento e nas demais esperamos poucos minutos ou desviamos por dentro dos municípios.
Próximos de Nova Olinda (TO) fomos surpreendidos com o trecho mais difícil da estrada, no início de nossa viagem, já finalizado. Acabaram com o desvio de areia e barro, ufa que alívio!
O trecho de hoje foi dos ipês e flamboyants. Diferentes, vários deles com ramificações que se multiplicam e nas pontas há delicadas flores amarelas, roxas, laranjas e verdes e o curioso é que essas árvores não possuem folhas quando florescem.
419,3km depois, às 11h40min, já tínhamos cumprido o trajeto do dia e descobrimos mais um pouco do Brasil, o município de Colinas do Tocantins.
Colinas, hoje com 30.000 habitantes, nasceu com a abertura da BR-14 (hoje BR-153), ligando Belém a Brasília. Conta a historia que um grupo, à época da inauguração de Brasília, partiu em lombo de burros, cavalos e jumentos em busca do lugar ideal para fundar uma nova cidade nas planícies elevadas da margem direita do ribeirão Capivara, com o objetivo de atrair parcela dos imigrantes fascinados pelo desbravamento iniciado com a abertura da rodovia Belém-Brasília.
Parte desse grupo fincou pé por aqui e atualmente vivem em um município bem estruturado, com bons hotéis, restaurante excelente, lojas diversificadas, povo hospitaleiro e programações anuais como a Expo-Colinas (exposição agropecuária), o festival cultural (categorias dança, música, teatro e poesia), festas religiosas e vaquejada.
A Cia de dança de Colinas é destaque nacional e já representou Tocantins no Festival de Joinville, um evento consagrado internacionalmente.
Trecho de um cordel, em homenagem ao aniversário de Colinas do Tocantins, em 21.04.
“...Homens fortes e destemidos / Munidos de um ideal / Abriram as primeiras ruas / Foi um feito sem igual/ E neste dia foi lançada / A pedra fundamental ... Geograficamente estratégica / É um polo regional / Entroncamento rodoviário / Tem ferrovia e modal / Tem forte agropecuária / E distrito industrial ...”. (Juarês Alencar Pereira)
Enquanto a Joaninha descansa sob uma frondosa e carregada mangueira, nós vamos jantar um açaí na tigela.
PROVIDÊNCIA EXECUTIVE HOTEL
ENDEREÇO: Av. Bernardo Sayão, 1392.
TELEFONE: (63) 3476-6700
WEB: www.providenciaexecutive.com.br
DIÁRIA CASAL: R$ 100,00
NOSSA AVALIAÇÃO: Ótimo.
DADOS TÉCNICOS:
TEMPOS: a) em movimento = 4h18min; b) parado = 42min; c) total = 5h06min.
VELOCIDADES: a) Média em Movimento = 97 km/h; b) Média Total = 82,21km/h.
DISTÂNCIAS: a) Do dia = 419,3 km; b) Acumulada = 5.001,1 km.
CONSUMO: a) Do dia = 14,94 km/l; b) Acumulado = 14,42 km/l; c) Fatores > 5.001,1 km > 346,9 1.
Música: Aquarela do Brasil – João Gilberto