Dia a Dia – Brasil Centro Norte 2013


22° Dia – 11/08/2013 –Domingo: de São Luís-MA a Açailândia-MA = 569,5 km

Percurso: São Luís /Pedrinhas /Estiva /Bacabeira /Santa Rita /Outeiro /Miranda do Norte /Santa Luzia /Santo Onofre /Buriticupu /Bom Jesus das Selvas /Açailândia.

Devido às condições precárias de várias estradas pelas quais passamos, mudamos nosso planejamento de roteiro, evitando estradas das quais não sabemos as condições, e priorizando estradas teoricamente mais conservadas e também que já tenhamos passado na nossa viagem de vinda.

Hora de voltar à rotina! Levantamos 5h30 e às 6h10 já estávamos na estrada. Pouco movimento, inclusive nos povoados, à beira da BR-135 e somente as lombadas e os buracos nos seguraram.

Com o passar das horas feirinhas de domingo correndo soltas em quase todas as cidades, as pessoas estavam sentadas à sombra batendo papo e o cheiro de frango assando ficava mais forte.

Quando mudamos para a BR-222 parecia que estávamos circulando nas estradas pedagiadas do Sul. A estrada é nova, com asfalto liso, bem sinalizada, com uma bonita serra e curvas acentuadas, que deram mais emoção à viagem.

A terceira pista e o acostamento ainda estão sendo construídos e mesmo tendo uma estrada nova para circular os maranhenses evitam circular nela porque a serra e as curvas são estressantes.

Essa estrada parece ter sido construída para atravessar o “deserto verde”, as plantações de eucalipto dominando quilômetros e quilômetros da natureza e o desmatamento de espécies nativas da região para a produção de carvão e a expansão do cultivo de pinus podem ser observados quando circulamos pelas estradas do Maranhão, em especial o trecho percorrido hoje.

Todos os dias fazemos algumas citações sobre a quantidade de motocicletas circulando pelas estradas, com famílias inteiras sem qualquer proteção, esmagadas uns contra os outros e segurando verdadeiras mudanças.

Uma das consequências da popularização das motos de pequena cilindrada é o abandono dos jegues à própria sorte. Hoje vimos, com tristeza, os urubus fazendo banquetes ao longo das rodovias BRs 135 e 222. Os jumentos, com aquele olhar triste e “pidoncho”, não têm vez. Na montaria nos pastos, perdem para os cavalos, mais ágeis. Para puxar as poucas carroças ainda vistas, a opção é pelo burro.

“O jumento é bom... O jumento é sagrado... o homem é mau”, diz a Apologia ao Jumento de Luiz Gonzaga.

Por respeito aos animais não foram tiradas fotos das cenas deprimentes, ou seja, os urubus em bandos, devorando os bichinhos.

SANTA MARIA HOTEL

ENDEREÇO: BR-222 - Km 01

TELEFONE: (99) 3538-1266

WEB: www.santamariahotelma.com.br

DIÁRIA CASAL: R$ 140,00

NOSSA AVALIAÇÃO: Muito bom.

DADOS TÉCNICOS:

TEMPOS: a) em movimento = 6h02min; b) parado = 48min; c) total = 6h50min.

VELOCIDADES: a) Média em Movimento = 94 km/h; b) Média Total = 83,34 km/h.

DISTÂNCIAS: a) Do dia = 569,5 km; b) Acumulada = 4.581,8 km.

CONSUMO: a) Do dia = 14,00 km/l; b) Acumulado = 14,35 km/l; c) Fatores > 4.581,80 km > 319,34.

Música: Aquarela do Brasil – João Gilberto