19° Dia – 08/08/2013 – Quinta-feira: de Santa Inês-MA a São Luís-MA = 252,0 km
Percurso: Santa Inês /Igarapé do Meio /Vitória do Mearim/Arari /Miranda do Norte /Outeiro/Santa Rita /Bacabeira /Estiva /Pedrinhas /São Luís.
O dia amanheceu e com ele nos levantamos. Cumprimos a mesma rotina dos últimos dezoito dias, fecha bagagem, carrega Joaninha, toma café e pega a estrada, mas antes de todas essas atividades, lavamos o rosto e escovamos os dentes.
Antes das 7h saímos confiantes que estaríamos em São Luís até umas 10h e olha lá. Nos primeiros 100 km a BR-222 estava relativamente bem conservada e com vários trechos em manutenção, mas quando mudamos para a BR-135 foi de arrepiar, a estrada com muitos remendos, trânsito intenso nos dois sentidos, barreiras de manutenção e lombadas, muitas lombadas (não são colocadas somente nas cidades, basta ter duas casas que já tem lombada). Esses obstáculos impedem ultrapassagens e até aqueles “esticões” que piloto, moto e garupa gostam para receber um pouco de vento e refrescar.
Dentro das nossas roupas a sensação é de que há uma torneira aberta jorrando; a gente fica encharcado e fácil, fácil desidrata. Nos postos ingerimos muito líquido e nada de vontade de fazer xixi, afinal já saiu tudo por todos os poros.
A sede era tanta que caímos no conto do Guaraná Jesus. É uma bebida rosa com gosto de tutti fruti. O gosto é meio estranho, não tem gosto de guaraná, mas é bem aceito pelo povo maranhense, afinal é uma bebida típica do Maranhão.
A entrada em São Luís está um caos, esburacada, ninguém respeita regras de trânsito, a pista da direita está intransitável e todos os veículos – leves e pesados – circulam pela pista da esquerda, debaixo de um Sol muito ardido.
Contratamos um motorista de táxi que nos comboiou ao hotel escolhido, Mercure na Renascença, um bairro da cidade bacana como dizem os maranhenses.
Mercure? Onde? Foi vendido recentemente e não funciona mais como hotel. Outro motorista de táxi nos trouxe ao Tulip Inn que nos surpreendeu com o excelente atendimento. Após o almoço fomos presenteados com uma bandeja de frutas, descascadas, cortadas e geladinhas, hum... uma delícia.
Nosso hotel está localizado ao lado da bela Lagoa Jansen ao redor da qual já demos uma pequena caminhada pela pista de cooper.
Nossos tempos e médias não foram os melhores – talvez os piores desta viagem – mas chegamos bem e estamos em vias de cumprir nossa terceira meta “conhecer São Luís e os Lençóis Maranhenses”.
Vamos parar por aqui, porque amanhã levantaremos às 4h só para passear nos Lençóis ( bate e volta a R$140,00 por pessoa) com suas dunas, rios, lagoas e manguezais, em um 4X4, com guia local, que nos pegará às 4h20 e já fomos orientados que enfrentaremos forte calor nas caminhadas pelas dunas.
TULIP INN SAINT LOUIS HOTEL
ENDEREÇO: Av. Colares Moreira, Quadra 100, Lote 4 - Renascença
TELEFONE: (98) 4009-2222
WEB: www.tulipinnsaintlouis.com
DIÁRIA CASAL: R$ 294,00
NOSSA AVALIAÇÃO: Muito bom.
DADOS TÉCNICOS:
TEMPOS: a) em movimento 3h57min; b) parado = 53min; c) total = 4h50min.
VELOCIDADES: a) Média em Movimento = 70,0 km/h; b) Média Total = 57,52 km/h.
DISTÂNCIAS: a) Do dia = 252,0 km; b) Acumulada = 4.012,3 km.
CONSUMO: a) Do dia = 14,30 km/l; b) Acumulado = 14,45 km/l; c) Fatores > 4.012,3 km; 277,64 l.
Música: Aquarela do Brasil – João Gilberto