Dia a Dia – Brasil Centro Norte 2013


17° Dia – 06/08/2013 – Terça-feira: em Belém-PA

Habemus moto! Sim amigos, hoje às 12h30 a Joaninha recebeu “fumaça branca” e foi liberada de punho esquerdo novo e top case devidamente amarrado e aparafusado dentro do conceito que o pessoal chama de RTA (Recurso Técnico Alternativo) ou a popularmente denominada “gambiarra”.

Queremos registrar aqui os nossos agradecimentos ao pessoal da Concessionária BMW Raviera Motors de Ananindeua-PA, pela sua atenção, empenho e presteza em nos atender, em especial ao Jair, Pedro e Tino.

Hoje dia de despedida de Belém e nada melhor do que concluir os passeios turísticos programados. Começamos pelo Espaço Cultural S. José Liberto, popularmente conhecido como Polo Joalheiro (que já foi presídio, convento, olaria e hospital), e lá funcionam, além de uma ourivesaria, a Casa do Artesão, onde joias e artesanato são comercializados e o Museu de Gemas do Pará com amostras de minerais e coleção de joias.

O lugar é muito organizado e climatizado. Os artesanatos são os mais criativos e bonitos vistos em Belém e cada ex-cela é ocupada por uma loja de joias e pedras preciosas. Há livros de escritores locais, além de um espaço para eventos e pequenos espetáculos.

Encerramos nosso passeio com uma visita ao interessantíssimo Parque/Museu Emilio Goeldi, cuja entrada equivale a simbólicos R$2,00 e lá podemos ver um pouco da floresta que cobria toda a cidade antes da sua habitação. Há árvores seculares e viveiros com diversas espécies da fauna amazônica, um passeio que tem que entrar em todos os roteiros!

Ainda deu tempo para nos refrescarmos um pouco na piscina do hotel e depois preparar a bagagem que amanhã é dia de estrada.

Até um dia Belém do Pará! A cidade onde a chuva de todo dia, das duas, das três, das quatro e das cinco não pode faltar; a comida das Docas e das esquinas que fervem ainda mais a gente com seus temperos apimentados; a intimidade instantânea com o freguês e a simpatia das bruxas de Belém, as erveiras do Ver o Peso - tudo de bom até aqui -, mas também tem o povo belenense jogando lixo em qualquer lugar, muitas vezes ao lado de um lixeiro; a demora no atendimento (haja paciência rsrsrs) e a violência que amedronta todos.

Um excelente destino para quem quer conhecer um pouco mais do Brasil.

Música: Aquarela do Brasil – João Gilberto