15° Dia – 04/08/2013 – Domingo: de Manaus-AM a Belém-PA = de barco
Depois de percorrermos aproximadamente 1.600 km de barco, em 89 horas, com uma média geral em torno de 18 km/h, participando de toda a movimentação da tripulação durante 24h, pulando cedo para esperar o Sol nascer, chegamos a Belém em torno de 5h30.
Na saída do Catamarã Rondônia fomos surpreendidos com a tripulação se despedindo dos passageiros com sorrisos e desejos de boa continuidade de viagem, bom passeio, cuidado com as estradas, não viaje à noite e assim por diante.
Apesar de o barco estar bem lotado foi muito sossegado sair e pegar táxi, apesar da hora, ou melhor, “por causa da hora”. A maioria dos passageiros ainda estava tomando banho e começando a arrumar sua bagagem, afinal sair cedo porque se podiam ficar até às 11h?
Retornamos para o hotel Sagres, onde deixamos nossos bauletos e roupas de moto, tomamos um reforçado café para recuperar as calorias perdidas e fomos conhecer a feirinha de artesanato na Praça da República. Ficamos frustrados, pois pouco encontramos do artesanato típico belenense, o que mais vimos foi uma miscelânea de artesanato global com bancas de camelôs.
Após almoçar nas Docas, em um restaurante naturalista, voltamos para o hotel fazer relaxamento na piscina. A desintoxicação foi necessária, ambos sofremos alguns desarranjos com os temperos (pimenta e tucupi) e pratos típicos como pato no tucupi, caldeirada de tambaqui no tucupi, maniçoba (feijoada paraense), etc.
No fim da tarde tínhamos programado provar o típico tacacá, encontrado em barracas nas ruas, Mercado Ver o Peso e nas Docas. Escolhemos uma lá nas Docas de uma senhora tacacazeira bem simpática para saborear esse prato exótico composto por goma de mandioca, tucupi, jambu e camarões salgados. A chuva forte aliada ao nosso cansaço nos fez desistir da experiência gastronômica.
HOTEL SAGRES
ENDEREÇO: Av. Governador José Malcher, 2927.
TELEFONE: (91) 4004-0005
WEB: www.hotelsagres.com
DIÁRIA CASAL: R$ 236,20
NOSSA AVALIAÇÃO: Ótimo.
Música: Aquarela do Brasil – João Gilberto