Dia a Dia – Atacama 2006


5º dia: segunda-feira, 9 de janeiro de 2006, em San Pedro de Atacama-CL

San Pedro de Atacama é uma cidade “sui generis”, tombada como Patrimônio da Humanidade, tem ruas estreitas e sem calçamento, casas baixas e praticamente sem telhado, pois a precipitação anual de chuvas não chega a 5 mm.

Tomamos café e resolvemos ir a pé até as Ruínas de Tulor distante uns seis quilômetros. Seguimos animados, mas quando chegamos à saída da cidade, tendo em vista o sol forte e calor e mais o fato de termos que caminhar em areia fofa, decidimos voltar e fazer o passeio de táxi.

Fomos gentilmente atendidos pela guia Luiza, a qual nos explicou que a Aldea de Tulor é um dos sítios arqueológicos sedentários mais antigos do Chile. A arquitetura de suas instalações é composta por uma série de habitações circulares, ligadas entre si e destinadas a usos e funções diversos de acordo com as atividades executadas em seu interior.

Voltamos, almoçamos, passeamos pela cidade, visitamos o Museu, trocamos moeda e fizemos algumas compras.

À tarde fizemos um passeio ao Vale da Morte e Vale da Lua onde conhecemos as Três Marias, formações rochosas onde os mais imaginativos conseguem ver o que seria a Virgem Maria em três posturas diferentes. Ver pra crer.

Caminhamos na areia fofa e grossa do Vale da Morte e também nas dunas e batemos bons papos com nossos companheiros de excursão.

Jantamos e fomos deitar cedo, pois contratamos um passeio aos Gêiseres de El Tatio, a Chiu Chiu, Pukara de Lasana e Calama que sairia às 4h30min da madrugada.

Salinas Grandes – Argentina