Atacama 2006


3º dia: sábado, 7 de janeiro de 2006, de Presidencia Roque Saenz Peña-AR a São Salvador de Jujuy-AR = 978 km em 11 horas (média de 88,91 km/h)

Percurso: Presidencia Roque Saenz Peña/Charata/Quimilí/Santiago Del Estero/Metán/San Salvador de Jujuy

Mal dormidos e com calor já cedo, partimos em torno das 7h.

Como estávamos viajando solos e a Ruta Nacional 16, no Chaco, não está recebendo a devida manutenção (muitos buracos e animais na pista) além de um já famoso guarda “mordedor” em Pampa de Los Infiernos, optamos por aumentar nossa viagem em 260 km. Assim, próximos a Avia Terai, desviamos rumo a Quimilí para pegar a Ruta 9/34 em Taboada e seguir para Jujuy por Santiago Del Estero e Tucumán.

Na primeira parada do dia, em Charata, o Jota foi ao banheiro e quando voltou encontrou a moto e a Tana cercadas por uns dez senhores de 60 anos “prá riba”, cutucando em tudo que podiam na moto, pensando alto, muy hermosa e fazendo dezenas de perguntas sobre nós e nossa viagem. Viram nosso planejamento na mala de tanque e ficaram discutindo sobre ele. Gente muito cordial e foi difícil conseguirmos sair dali. Indicaram-nos um hotel bom a uns 800 m do posto para viagens futuras.

Liberados do vendaval da terceira idade, seguimos viagem. Após Suncho Corral pegamos um trecho de 33 km da ruta 89, com pista central em concreto, onde não cabem dois veículos ao mesmo tempo. Alguém, ou os dois, tem que sair um pouco do concreto. Carro e moto cabem bem. Já com caminhão a coisa complica.

Em Santiago Del Estero, para prosseguir pela Ruta Nacional 9, é necessário passar por dentro da cidade. Entramos confiando nas placas e que confusão. Paramos e solicitamos informações a um “motoboy” e ele, gentilmente, nos mandou segui-lo nos levando rapidamente onde queríamos. Sempre é agradável encontrarmos pessoas gentis.

Prosseguimos viagem e após passarmos por Metán pegamos uma autopista maravilhosa (Ruta 9) e aumentamos a velocidade. Nesse trecho haviam milhares de borboletas sobrevoando a pista e foi inevitável o atropelamento em massa. Paramos em General Güemes, deixamos a moto e entramos na loja de conveniência para tomar água. Quando retornamos a bolha da moto estava preta de moscas atacando os retos mortais das borboletas. Como nossas roupas e capacetes também estavam sujos as moscas vieram prá cima de nós. Colocamos as luvas e capacete rapidamente e caímos fora.

Às 18h15min chegamos ao hotel Fenícia, em San Salvador de Jujuy, onde nos hospedamos. Tomamos um banho e demos uma caminhada pelo centro da cidade para fazer hora, pois jantar por lá só depois das 21h. Aproveitamos para cambiar moeda com um cambista de rua indicado pelo hotel e jantamos num restaurante típico, com um cardápio bem esquisito. Amanhã iniciaremos uma das partes nobres da viagem. Purmamarca (Quebrada de Humahuaca), Altiplano, Paso de Jama...